Qualificação Técnica de Radialista - Sonoplasta Operador de Áudio e Rádio.

Qualificação Técnica de Radialista - Sonoplasta Operador de Áudio e Rádio.

É um curso de Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio que integra o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos  em Rádio e Televisão. A operação de áudio caracteriza-se pela captação, mixagem, tratamento, armazenamento e reprodução do som.

O aluno aprende todas as técnicas de sonorização de programas, realização de efeitos especiais e fundos sonoros para apoio à produção ou direção de programas de rádio, televisão, cinema, espetáculos teatrais e musicais.

O sonoplasta é responsável pela execução de efeitos especiais e fundos sonoros pedidos pela produção ou direção dos programas. O sonoplasta precisa ter sensibilidade, acuidade auditiva e criatividade.

Na sonoplastia a música e os elementos sonoros são fundamentais na construção da imagem que se forma na mente do ouvinte.

Ao final do curso o aluno vai estar apto para desempenhar as funções abaixo:

OPERADOR DE ÁUDIO: Opera a mesa de áudio durante gravações e transmissões, respondendo por sua qualidade.

OPERADOR DE MICROFONE: Cuida da transmissão através de microfone dos estúdios ou externas de televisão, até as mesas controladoras, sob as instruções do diretor de imagens ou do operador de áudio.

OPERADOR DE RÁDIO: Opera a mesa de emissora de rádio. Coordena e é responsável pela emissão dos programas e comerciais no ar, de acordo com o roteiro de programação. Recebe transmissão externa e equaliza os sons.

SONOPLASTA: Responsável pela realização e execução de efeitos especiais e fundos sonoros pedidos pela produção ou direção dos programas. Responsável pela sonorização dos programas.

OPERADOR DE GRAVAÇÕES: Responsável pela gravação de textos, musicais, vinhetas comerciais, etc., para ser utilizada na programação, encarregando-se da manutenção dos níveis de áudio, equalização e qualidade do som

  • Maiores de 18 anos ou a completar até o fim do curso, que possuam o ensino médio completo, expedido por escola reconhecida pelo MEC.

     

  • - Aulas práticas em estúdios de rádio, o aluno dispõe de um estúdio de produção de rádio para o desenvolvimento das aulas práticas de sonoplastia. O aluno dispõe também de estúdios de rádio para desenvolver a parte operacional. O curso de Sonoplastia possui uma completa estrutura de treinamento, com estágios que vão proporcionar ao aluno um contato completo com os equipamentos.

    - Auals teóricas - desenvolvidos em salas de aula, conteúdo teórico;

    - EAD(ensino a distância) - o aluno desenvolverá os conteúdos on-line diretamente pela plataforma da WEB Aula.

  • Módulo Básico:

    Radiodifusão, história do rádio e da tv;
    Noções de redação e língua portuguesa;
    Novas tecnologias;
    Legislação e ética profissional;
    Noções de marketing, vendas e comercialização em mídia eletrônica;

    Módulo específico:

    Prática de Operação de Rádio;
    Prática de Operação de Áudio;
    Prática de Sonoplastia;
    Técnicas Operacionais de Mesa;

    Atividades Complementares e Estágio Operacional.

  • Sonoplastia é a comunicação pelo som. É de suma importância na linguagem radiofônica. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados com a mensagem. A sonoplastia abrange todas as formas sonoras - música, ruídos e fala, permite que o áudio amplie os sentimentos e as emoções.

    A sonoplastia envolve o ouvinte pelo rádio com suas vibrações sutis e poderosas. A sonoplastia também é amplamente utilizada em todos os recursos audiovisuais que conhecemos, Teatro, Cinema, TV, Internet, etc. O Sonoplasta pode trabalhar em emissoras de rádio, emissoras de tv aberta e/ou fechada, produtoras, cinema e em outros lugares que exijam um profissional especializado na área de sonorização.

    Para exercer a profissão de Sonoplasta é necessário ter o registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

  • Entre em contato com a Rádioficina no telefone (11)2063-1370 ou mande um e-mail para contato@radioficina.com.br