Qualificação Profissional I de Radialista – Setor: Produção – Denominação: Produtor de Rádio e Televisão

Radialista – Setor: Produção - Denominação: Produtor de Rádio e TV

Habilitação Técnica de Nível Médio em Rádio e Televisão.

Este profissional estará qualificado de acordo com a regulamentação da profissão para:

Função:

  • Produz programa de rádio e televisão de qualquer gênero inclusive tele noticioso ou esportivo.
  • Produz programas de rádio e televisão de qualquer gênero, inclusive tele noticioso ou esportivo.
  • Controla e obtém recursos matérias para construir programas de diversos gêneros de forma harmoniosa e  em  acordo com o estilo da locação. Contribui junto ao produtor executivo com a instalação e renovação de cenários.

Planeja mapas com horários, sequencias e insere os comerciais nos horários determinados.

 

Radialista – Setor: Produção – Função: Produtor de Rádio e Televisão l Grade Curricular:

Programa do Curso                   Carga Horária Aulas
  Técnicas Operacionais de Equipamentos Audiovisuais 12h 4
  Locução em Comerciais – Ênfase em Sonoplastia 15h 5
  Noções e Fundamentos da Voz Profissional 15h 5
  Prática de Produção de RTV e Funções Operantes 90h 30
  TCC – Trabalho de Conclusão de Curso 18h 6
  Atividades Complementares  58h -
  Estágio 20h 10
  História do Rádio e da Televisão 15h 70
  Noções de Ética e Legislação 15h -
  Noções de Marketing em Mídia Eletrônica. 15h -
  Noções de Redação em Rádio e Televisão 15h -
  Novas Tecnologias 12h -

 

 

 

 

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Os perfis profissionais de conclusão do Técnico em Rádio e Televisão da Radioficina, atendem aos dispositivos legais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e destacam sua Habilitação e Qualificação específicas a cada Setor/etapas. Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista.

  • Maiores de 18 anos ou a completar até o fim do curso, que possuam o ensino médio completo, expedido por escola reconhecida pelo MEC.

    •    Certificado de conclusão ou de matrícula do Ensino Médio;

    •    Histórico Escolar;

    •    Requerimento de matrícula com a expressa concordância aos termos Regimentais, assinado pelo aluno;

    •    Contrato de Prestações de Serviço com a concordância de respeito a proposta Pedagógica e ao Regimento Escolar.

  • •    Aulas práticas em estúdios de rádio, ministradas por profissionais do mercado de locução;

    •    Auals teóricas - desenvolvidos em salas de aula, conteúdo teórico;

    •    EAD (ensino a distância) - o aluno desenvolverá os conteúdos on-line diretamente pela plataforma de ambiente virtual de aprendizado.

  • •    Módulo Básico
    Identificar os impactos históricos do rádio e da televisão no Mundo e no Brasil e as primeiras transmissões. Seus avanços tecnológicos e suas transformações, visando à compreensão dos atuais processos comunicativos na sociedade contemporânea. 

    Distinguir as formas gramaticais adequadas para o emprego correto da língua materna, como fator essencial para a comunicação em sua área.

    Realizar apresentações em diferentes formatos, mobilizando conhecimentos sobre as principais manifestações e movimentos artísticos do mundo ocidental, as características dos meios de comunicação de massa, seus reflexos sobre a realidade e a legislação específica, assim como habilidades para atuar em equipes multiprofissionais, para comunicar-se com públicos diversos, mantendo a ética profissional.

    •    Módulo Específico:
    Apresenta pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos, realiza entrevistas e faz comentários das pautas, com o apoio  e a operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias.

  • O exercício da profissão de Radialista é regulado pela presente LEI Nº 6.615, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1978.Art 2º - Considera-se Radialista o empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no art. 4º. Art 3º - Considera-se empresa de radiodifusão, para os efeitos desta Lei, aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão). 

    O locutor apresenta programas de músicas, notícias e esportes. Este profissional precisa estar bem preparado para sua função, sobretudo no que se refere à fala. É necessário ter uma boa voz, não essencialmente grave, mas com uma boa dicção, articulação e pronúncia. Isso porque o microfone amplifica e define eventuais defeitos ou falhas. 

    Um locutor pode desempenhar seu trabalho em:

    •    Emissoras de FM (Freqüência Modulada) ou AM (Amplitude Modulada); 

    •    Emissoras de televisão aberta e/ou fechada;

    •    Comunicador digital (Youtuber) em canais de conteúdo no Youtube;

    •    Vídeo aulas e/ou vídeos de treinamentos em formatos online para EAD;

    •     Produtoras de áudio e vídeo para comerciais institucionais e/ou corporativos;

    •    Produtoras  de  dublagem em narrativas de documentários e locuções de voice over;

    •    Rádios Indoor – locutor anunciador promocional em lojas de departamento, hipermercados e comércio varejista;

    •    Comunicador corporativo em eventos promocionais externos e internos (feiras, congressos, seminários, competições esportivas e ações de varejo);

    •    Mestre de cerimônias e/ou cerimonialista em eventos públicos e privados;

    •    Comunicador, palestrante e/ou orador junto ao público em shows, espetáculos e comícios políticos; 

    •     Mercado de criação, desenvolvimento e montagem de Pod Casts;

    •    Editoras que produzem áudio livros, vídeos motivacionais e de auto-ajuda.

  • Compromissos com o Meio:
    Radioficina tem um compromisso com o Rádio / Televisão, o veículo que mais retrata com fidelidade a cultura de uma nação. Tem um comprometimento com o Brasil, formando profissionais criativos, críticos, que se comunicam diretamente com o povo, proporcionando entretenimento, notícia, informação, humor, prestação de serviços e utilidade pública.

    Profissão: 
    O Rádio e a Televisão seguem em novos formatos completamente modificados. São instrumentos de disseminação dos fatos da atualidade, da cultura, da educação, da publicidade e propaganda, da diversão, dos serviços e dos meios eletrônicos de massa, que necessitam de profissionais com conhecimento técnico. Eles devem ser capazes de fazer investigação nos campos de trabalho, análise das mensagens recebidas e dar respostas adequadas a esse mundo repleto de possibilidades e de informações.

    Os levantamentos demonstram que 45% dos recursos humanos desta área não têm habilitação. As empresas fazem treinamentos para suprir a sua necessidade de mão de obra. 

    Assim, os jovens interessados precisam de cursos específicos para competir no mercado de trabalho.

    Este mercado de trabalho tem se mostrado um espaço de oportunidades altamente seletivo, favorecendo àqueles que possuem formação em concordância com as Novas Tecnologias. 

    Nas Capitais e nos Estados, não há escolas técnicas suficientes para formar estes profissionais, para suprir imediatamente este mercado tão promissor.


    Perspectivas: 
    Vive-se hoje uma verdadeira explosão das taxas de penetração domiciliar do rádio e da televisão em média de 97,2%, acompanhando o crescimento do Brasil a explosão de canais de distribuição da comunicação, a chamada era digital que impulsiona  o crescimento do mercado de produções. Há uma grande demanda de vagas na área de Comunicação, onde o mercado emprega mão de obra altamente especializada, preparada para as novas tecnologias em constante evolução. Esse mercado requer profissionais com formação múltipla, sólida e abrangente para atuar com criatividade, crítica e flexibilidade na oferta das programações de radiodifusão.

  • Objetivo de Nossos Cursos:

    •    Preparar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho;

    •    Formar técnicos com uma visão abrangente dos veículos de comunicação;

    •    Preparar o aluno para pesquisar, analisar e interpretar idéias;

    •    Levar o aluno a aplicar normas e leis que regulamentem as atividades da área;

    •    Auxiliar o aluno no processo de criação, produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos;

    •     Preparar os alunos para operar equipamentos digitais de estúdio de gravação.


    Perfil Profissional do Aluno ao Concluir o Curso:
    O aluno está habilitado a exercer funções e atividades ligadas à auxiliar no processo de criação, produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos. Atuar na seleção musical, montagem de filmes, vídeos, trilhas, vinhetas, jingles, spots e aplicação de efeitos especiais. Operar equipamentos digitais de estúdio de gravação.

  • RÁDIO SHOW - 87,5 Mhz – SP - (Rádio Comunitária Homologada – MINICOM / ANATEL). 

    O QUE É A Rádio Show:
    Rádio Show é uma Rádio Comunitária, autorizada pela Anatel e Ministério das Comunicações desde 2010. A rádio opera com a potência de 25 watts, nos 87,5 Mhz, no dial de Frequência Modulada. A Emissora é mantida pela Rádioficina, escola técnica de qualificação profissional para radialistas, com sede em São Paulo, que atua desde 1988. 

    Aprender Fazendo:
    A aprendizagem significativa é aquela que é fruto do entrelaçamento dos sujeitos de seus saberes e experiências. Ela não é significativa, por si só, mas torna-se significativa pela ação. É no enfrentamento dos problemas/desafios que desenvolvemos novas competências, ideias. 

    Assim, estaremos buscando aprender fazendo, através de alunos e professores.
    Radioficina é a única escola Técnica de Nível Médio no Brasil que possui uma Rádio comunitária homologada.

    Ela é uma excelente oportunidade para seus alunos, futuros radialistas, em situação real de aprendizado prático.

    Abrangência:
    Rádio Show tem uma abrangência de cobertura no perímetro que integra os bairros da Aclimação, Ipiranga, Vila Monumento, Cambuci e Mooca. 

    Importância:
    Rádio Show é uma excelente ferramenta de comunicação com a comunidade do bairro, pois dispõe de uma programação de qualidade que atende o segmento jovem adulto.

    Como diferencial a Rádio Show ainda mantém importantes laços de relacionamento com a comunidade, que abre espaço para a divulgação em eventos e projetos de integração social com a comunidade.

    Justificativa:
    Rádio Show, busca se tornar mais conhecida e difundida na região. Nossa meta visa participar de atividades gratuitas junto ao público em parques, áreas de lazer e diversão, a fim de torná-la mais inserida na comunidade. Criamos o Projeto Rádio Show Móvel, que é um furgão equipado com um competente sistema de som, para desenvolver ações locais, interligadas com nosso estúdio do ar. 

    Segmentos do Público:
    Rádio Show, tem sua programação direcionada ao público jovem adulto, com idades que variam entre 16 a 40 anos. O target social é direcionado ao público da classe AB.

  • Entre em contato com a Radioficina no telefone (11) 2063-1370 ou mande um e-mail para contato@radioficina.com.br