Pense no que podemos fazer em um segundo, no Rádio é uma eternidade no ar.
Dependendo do momento e do local, talvez haja tempo para um suspiro curto, umas duas piscadas ou até mesmo uma rápida olhada até onde os olhos alcancem.
Se pensarmos como Einstein, nossas perspectivas aumentam, pois ele constatou que o tempo é relativo, conforme local e ponto de vista do observador.
Com base nessa perspectiva, as coisas podem ser o que realmente não são.
Veja o caso de uma noite estrelada, por exemplo: ao olharmos para o firmamento, observaremos o brilho de milhões de estrelas; várias talvez já não existam mais, pois só a luz emitida por elas chega até nós. Isso quer dizer que estamos olhando no presente para o passado. Sabe, é isso que me inquieta, o relativo.
Um segundo no rádio pode ser utilizado com eficiência ou com descuido.
Quando se abre o microfone e a luzinha vermelha do estúdio acende, muita coisa pode ser dita, durante o percurso de um lado para o outro do pendulo do pêndulo de um relógio.
Esse segundo pode se tornar uma eternidade para quem não tem nada a dizer.
No entanto, pode fazer a diferença e valer uma vida se você disser a coisa certa, na hora certa, para a pessoa certa. Assim, aproveita-se cada valioso segundo no rádio.
A palavra falada pode durar um segundo quando o assunto não lhe interessa ou levar anos para terminar quando o seu desejo de saber é despertado.
Nosso Blog, terá por objetivo transmitir algumas experiências da minha carreira como locutor de rádio em São Paulo. Procurarei me comunicar com você, de forma a trazer-lhe um conhecimento geral das técnicas de comunicação no rádio, um dos mais empolgantes veículos da mídia eletrônica, que faz parte do cotidiano das pessoas.
A vivência no rádio me mostrou que o melhor professor é o tempo e a melhor escola é a busca do conhecimento. Nossa coluna não tem a pretensão de suplantar os conceitos já estabelecidos por grandes mestres em comunicação e de colegas profissionais, mas sim de externar de maneira objetiva as informações adquiridas durante a minha experiência como professor da área e profissional de rádio.
Desde quando comecei escrever sobre rádio, muitas coisas mudaram no mundo das comunicações e, por conseguinte, na radiodifusão brasileira. Você não imagina quanto me satisfez, durante esses anos todos, responder a um grande número de e-mails, vindas de várias partes do Brasil, e até de outros países de língua portuguesa, nas quais os leitores contaram como o conteúdo de meus livros e artigos, colaborou para seu aprendizado, sua formação pessoal e profissional e, por que não dizer, a realização de muitos de seus sonhos.
Procurarei proporcionar neste Blog, uma viagem ao mundo do rádio. Abordaremos a história do rádio, da sua chegada ao Brasil, suas influências sociais, políticas e econômicas na vida brasileira. Trataremos da voz profissional, de sua produção, seu desenvolvimento, de cuidados e prevenções, apresentando inúmeros exercícios práticos.
Avaliaremos as características do rádio, suas linguagens e sua presença no regionalismo nacional. Abordaremos, a formação do locutor, as técnicas diante do microfone e no estúdio, a postura do profissional antes, durante e depois da fala, os tipos de locução, a definição profissional e os erros mais presentes na locução radiofônica.
Você vai conhecer, além das novas tecnologias, a estrutura de funcionamento de uma emissora de rádio, sua organização e a magia de uma transmissão radiofônica. Mostraremos o lado comercial do rádio, apresentando técnicas de vendas, captação de anunciantes e patrocínio.
Em face das transformações que vivemos, vejo o conhecimento e a informação como os principais diferenciais para uma boa colocação profissional. Espero, desta forma, através do Blog, poder colaborar com o mercado, o rádio, assim como com os seus profissionais.
Cyro César – Maio 2020
Pesquisa
Categorias
ÚltimosPosts
Últimos Comentários
Palavras Mais Buscadas
Marcílio Lourenço commented on A Rádio Cidade 96,9 FM em 3 Atos: Começo, Meio e Fim – Parte 1
Wladi Lima commented on Porque os Ouvintes Amam Rádio e as Pessoas que Trabalham Nele?