Cursos

Cursos

A Rádioficina  oferece cursos para a formação de Radialistas. O exercício da profissão de Radialista é regulado pela presente LEI Nº 6.615, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1978.

Art 2º – Considera-se Radialista o empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no art. 4º.

Art 3º – Considera-se empresa de radiodifusão, para os efeitos da Lei, aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão).

Nossos Cursos

•   Apresentar, pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos, realiza entrevista e faz comentários das pautas, com apoio e operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias e presta informações técnicas relativas à produção e aos temas abordados.

•    Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto. 

•    Realiza as técnicas de captação de áudio através de qualquer fonte sonora elucidando as necessidades técnicas de ajustes de volume e equalizações de acordo com as especificações do programa de rádio e televisão. 

•    Constroi processo de sincronização entre som e imagem. Mixagem e masterização.

•    Opera mesa e equipamentos digitais seu softwares. 

•    Edita áudios, opera sistemas informatizados de alta performance, conhecendo seus diversos filtros garantindo a qualidade do áudio transmitido. 

•    Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto.

•   Formata a narrativa do produto por meio de imagens e áudio, em apoio ao processo de finalização e preparação.

•   Edita imagens e sons digitais, estabelecendo cortes conforme a estrutura, a ordem e a duração das partes a serem editadas e na interpretação de roteiros e scripts, garantindo a compreensão da mensagem e a estética audiovisual.

•   Analisa materiais diversos para um roteiro de edição.  Sincroniza áudio e vídeo explorando todas as possibilidades. Formata a narrativa do produto por meio de imagens e áudio, em apoio ao processo de finalização e preparação das mídias.

•   Executa a montagem, transporta os recursos e apoia a operação de captação de áudio ou imagem e a iluminação.

•   Opera equipamentos de iluminação com discernimento na utilização das cores para obter melhor resultado da imagem no set de gravação, interna ou externa garantindo a harmonia com a marcação de câmera do audiovisual, a fim de evitar a interferência física de equipamentos de iluminação.

•   Utilizar instrumentos de medida de intensidade de luz e de temperatura de cor através de lâmpadas, rebatedores de luz, leds, gelatinas e gobos metálicos ou de vidro para a total homogeneidade na gravação.

• Prepara e opera o equipamento de captação de imagens, por meio de diversas tecnologias, realiza os enquadramentos, além dos ajustes de foco e níveis de qualidade de áudio.

• Opera o diafragma/íris e o anel de focalização de diferentes tipos de câmera de televisão em estúdio ou externa, de forma a captar imagens dos apresentadores/entrevistadores durante os telejornais, programas e eventos jornalísticos.

• Opera o vídeo das câmeras, observando o sistema de monitoração, utilizando-se de sinais e ajustando os equipamentos correlatos que compõem o sistema de televisão para padronizar e assegurar a qualidade técnica da imagem.

• Produz programa de rádio e televisão de qualquer gênero inclusive tele noticioso ou esportivo.

• Produz programas de rádio e televisão de qualquer gênero, inclusive tele noticioso ou esportivo.

• Controla e obtém recursos matérias para construir programas de diversos gêneros de forma harmoniosa e  em  acordo com o estilo da locação. Contribui junto ao produtor executivo com a instalação e renovação de cenários.

O Rádio e a Televisão entram no novo milênio, completamente modificados.  São instrumentos de disseminação dos fatos da atualidade, cultura, educação, publicidade e propaganda, diversão, serviços e dos meios eletrônicos de massa, que necessitam de profissionais com conhecimento técnico. Eles devem ser capazes de fazer investigação nos campos de trabalho, análise das mensagens recebidas e dar respostas adequadas a esse mundo repleto de possibilidades e de informações.

Dentro das perspectivas futuras da área, vive-se hoje uma verdadeira explosão das taxas de penetração domiciliar do rádio e da televisão em média de 97,2%.  Acompanha este crescimento no Brasil a expansão de canais de distribuição da comunicação, a chamada era digital que impulsiona diretamente o crescimento do mercado de produções.

Há uma grande demanda de vagas na área de Comunicação, onde o mercado emprega mão de obra altamente especializada, preparada para as novas tecnologias em constante evolução. Esse mercado requer profissionais com formação múltipla, sólida e abrangente para atuar com criatividade, crítica e flexibilidade na oferta das programações de radiodifusão.

Os Levantamentos demonstram que 45% dos recursos humanos desta área não têm habilitação. As empresas fazem treinamentos para suprir a sua necessidade de mão de obra. Assim, os jovens interessados precisam de cursos específicos para competir no mercado de trabalho. Este mercado de trabalho tem se mostrado um espaço de oportunidades altamente seletivo, favorecendo àqueles que possuem formação em concordância com as Novas Tecnologias. Nas Capitais e nos Estados, não há escolas técnicas suficientes para formar estes profissionais, para suprir imediatamente este mercado tão promissor. Para atender esta demanda a Rádioficina dispõe de cursos online e promove webnários à fim de levar o conhecimento para todas as regiões do Brasil.

Compromissos com o Meio:

Rádioficina tem um compromisso com o Rádio / Televisão, os veículos que mais retratam com fidelidade a cultura de uma nação. Tem um comprometimento com o Brasil, formando profissionais criativos e críticos, que se comunicam diretamente com o povo, proporcionando entretenimento, notícia, informação, humor, prestação de serviços e utilidade pública.

Nos cursos oferecidos – Locutor Comunicador, Sonoplastia, Operador de Câmera, Produtor de Rádio e Televisão e Assistente de Operações Audiovisuais:

  • Preparar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho;
  • Formar técnicos com uma visão abrangente dos veículos de comunicação;
  • - Preparar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho;
  • - Formar técnicos com uma visão abrangente dos veículos de comunicação;
  • - Preparar o aluno para pesquisar, analisar e interpretar idéias;
  • - Levar o aluno a aplicar normas e leis que regulamentem as atividades da área;
  • - Auxiliar o aluno no processo de criação, produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos;
  • - Preparar os alunos para operar equipamentos digitais de estúdio de gravação.

Perfil Profissional do Aluno ao Concluir o Curso:

O aluno está habilitado a exercer funções e atividades ligadas a auxiliar no processo de criação, produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos.

Atuar na seleção musical, montagem de filmes, vídeos, trilhas, vinhetas, jingles, spots e aplicação de efeitos especiais.

A aprendizagem significativa é aquela que é fruto do entrelaçamento dos sujeitos de seus saberes e experiências. Ela não é significativa, por si só, mas torna-se significativa pela ação. É no enfrentamento dos problemas/desafios que desenvolvemos novas competências, ideias. Assim, estaremos buscando aprender fazendo, através de alunos e professores.

Rádioficina é a única escola Técnica de Nível Médio no Brasil que possui uma Rádio de FM homologada – 87,5 Mhz. É uma excelente oportunidade para seus alunos, futuros radialistas, em situação real de aprendizado prático. Os perfis profissionais de conclusão do Técnico em Rádio e Televisão da Rádioficina, atendem aos dispositivos legais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e destacam sua Habilitação e Qualificação específicas a cada Setor/etapas.

Nossos cursos estão inclusos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) através da legislação que regulamenta a profissão do Radialista.