Institucional

Quem Somos

Institucional-Radioficina-Quem-Somos

A Rádioficina  oferece cursos para a formação de Radialistas.

O exercício da profissão de Radialista é regulado pela presente LEI Nº 6.615, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1978.

Art 2º – Considera-se Radialista o empregado de empresa de radiodifusão que exerça uma das funções em que se desdobram as atividades mencionadas no art. 4º.

Art 3º – Considera-se empresa de radiodifusão, para os efeitos da Lei, aquela que explora serviços de transmissão de programas e mensagens, destinada a ser recebida livre e gratuitamente pelo público em geral, compreendendo a radiodifusão sonora (rádio) e radiodifusão de sons e imagens (televisão).

Nossa História

Criada e mantida por radialistas, a instituição desenvolveu ao longo da sua história, uma forte relação com a radiodifusão brasileira. São inúmeros projetos de parceria com associações que representam o meio rádio, emissoras, fornecedores de produtos e serviços para a radiodifusão, a fim de diminuir as distâncias entre os alunos e o mercado de trabalho.

Rádioficina procura ainda, atender de forma flexível e comprometida às necessidades do radiodifusor e do profissional que já atua no meio.

Inaugurada em 1987 teve em 1996 o reconhecimento do MEC, que possibilita a escola conceder ao final do curso um certificado que dá o direito ao Registro profissional na S.R.T. (Superintendência Regional do Trabalho).

Em 2002 a Rádioficina tornou-se a primeira escola técnica de radialismo, adequada às novas leis de diretrizes e bases do ensino médio brasileiro.

A escola também esta inscrita no programa nacional do emprego, o que possibilita ministrarmos cursos itinerantes com certificação reconhecida.

Em respeito ao mercado de rádio a Rádioficina tem investido em metodologia de ensino e em tecnologia de ponta, à fim de oferecer aos seus alunos a devida certificação de que o meio exige.

Investimos periodicamente em equipamentos de ponta, implantamos novos estúdios em nossa estrutura e no ano 2000 levamos ao ar a primeira rádio web da internet brasileira (Rádioficina-Ajato On-line). 

Desenvolvemos uma metodologia própria, com livros, apostilas, multimídias de treinamento e em plataformas de ensino à distância.

Estamos cientes de que o mercado a cada dia que passa, exige cada vez mais dos profissionais.

Somente com seriedade, profissionalismo e competência é que poderemos conquistar o voto de respeito que o rádio tanto valoriza.

Com sua sede localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo, a escola dispõe em sua estrutura o que há de mais moderno e atual na área do ensino para o rádio.

Por nossos estúdios passaram milhares de alunos que hoje fazem do rádio o seu meio de vida e a realização de um sonho profissional.

É isto que nos move na contínua busca do aprimorando da nossa escola.

Nossa Missão

Ensinar as técnicas de rádio com competência, profissionalismo e dedicação. Desenvolver no aluno suas competências, aprimorar suas potencialidades e ampliar capacidades.

Fomentar no futuro radialista o desejo de servir ao país, a comunidade, desenvolvendo sua sensibilidade e sustentabilidade para atuar como agente unificador nos processos de cidadania através do rádio.

Nossa Visão

Pesa sobre a Rádioficina a responsabilidade de formar 70% dos profissionais da área técnica de rádio de São Paulo, nas áreas de locutor comunicador, sonoplasta, editor de mídia áudio visual, operador de câmera, produtor de rádio e televisão e assistente de operações áudio visuais.

Profissionais estes que se espalham pelo Brasil levando para o mercado o comprometimento de fazer rádio com seriedade e profissionalismo.

Rádioficina, desde a sua fundação tivemos o sonho de transformá-la num referencial para o mercado. Nossa proposta foi formarmos radialistas competentes e éticos para a radiodifusão e cidadãos responsáveis para a sociedade.

Nossos Valores

Desde 1987, buscamos incessantemente a excelência na realização dos nossos serviços. Em mais de três décadas de trabalho, a experiência nos mostrou que além de prestarmos serviços na área de formação profissional, também alimentamos sonhos dentro das pessoas.

O tempo nos fez ver que além de estarmos capacitando radialistas, estamos alimentando expectativas e metas em suas vidas.

Temos consciência de que qualificar um profissional é muito mais que outorgar um certificado que dá origem a um registro profissional.

Para a Rádioficina, formar um radialista é encaminhar para a sociedade e para o mercado de trabalho, um profissional preparado, um cidadão sensível e um ser humano acessível às expectativas do seu público.

Estar neste mercado nos enche de responsabilidade, comprometimento e orgulho. Pois, recebemos alunos de todos os cantos do Brasil, que quando formados, levam para suas origens a importância de atuar no rádio e na televisão com competência, disciplina e profissionalismo.

Destaque

Apresentar, pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos, realizar entrevistas e fazer comentários das pautas, com apoio e operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias...
Curso - Comunicador

Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto... 
Curso - Comunicador

Formata a narrativa do produto por meio de imagens e áudio, em apoio ao processo de finalização e preparação... 
Curso - Comunicador

•   Apresentar, pelo rádio ou pela televisão, noticiosos, programas e eventos, realiza entrevista e faz comentários das pautas, com apoio e operação de equipamentos de conteúdo audiovisual em diversas mídias e presta informações técnicas relativas à produção e aos temas abordados.

•    Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto. 

•    Realiza as técnicas de captação de áudio através de qualquer fonte sonora elucidando as necessidades técnicas de ajustes de volume e equalizações de acordo com as especificações do programa de rádio e televisão. 

•    Constroi processo de sincronização entre som e imagem. Mixagem e masterização.

•    Opera mesa e equipamentos digitais seu softwares. 

•    Edita áudios, opera sistemas informatizados de alta performance, conhecendo seus diversos filtros garantindo a qualidade do áudio transmitido. 

•    Planeja, desenvolve e executa o desenho sonoro de uma produção e opera os equipamentos de áudio para assegurar a concepção e a narrativa do produto.

•   Formata a narrativa do produto por meio de imagens e áudio, em apoio ao processo de finalização e preparação.

•   Edita imagens e sons digitais, estabelecendo cortes conforme a estrutura, a ordem e a duração das partes a serem editadas e na interpretação de roteiros e scripts, garantindo a compreensão da mensagem e a estética audiovisual.

•   Analisa materiais diversos para um roteiro de edição.  Sincroniza áudio e vídeo explorando todas as possibilidades. Formata a narrativa do produto por meio de imagens e áudio, em apoio ao processo de finalização e preparação das mídias.

•   Executa a montagem, transporta os recursos e apoia a operação de captação de áudio ou imagem e a iluminação.

•   Opera equipamentos de iluminação com discernimento na utilização das cores para obter melhor resultado da imagem no set de gravação, interna ou externa garantindo a harmonia com a marcação de câmera do audiovisual, a fim de evitar a interferência física de equipamentos de iluminação.

•   Utilizar instrumentos de medida de intensidade de luz e de temperatura de cor através de lâmpadas, rebatedores de luz, leds, gelatinas e gobos metálicos ou de vidro para a total homogeneidade na gravação.

• Prepara e opera o equipamento de captação de imagens, por meio de diversas tecnologias, realiza os enquadramentos, além dos ajustes de foco e níveis de qualidade de áudio.

• Opera o diafragma/íris e o anel de focalização de diferentes tipos de câmera de televisão em estúdio ou externa, de forma a captar imagens dos apresentadores/entrevistadores durante os telejornais, programas e eventos jornalísticos.

• Opera o vídeo das câmeras, observando o sistema de monitoração, utilizando-se de sinais e ajustando os equipamentos correlatos que compõem o sistema de televisão para padronizar e assegurar a qualidade técnica da imagem.

• Produz programa de rádio e televisão de qualquer gênero inclusive tele noticioso ou esportivo.

• Produz programas de rádio e televisão de qualquer gênero, inclusive tele noticioso ou esportivo.

• Controla e obtém recursos matérias para construir programas de diversos gêneros de forma harmoniosa e  em  acordo com o estilo da locação. Contribui junto ao produtor executivo com a instalação e renovação de cenários.

  • Master Class
  • Media Training e Comunicação Verbal
  • Treinamentos Itinerantes
  • Vox Training

Treinamento Master Class Radioficina utiliza tecnologia via Internet e disponibiliza para sua rádio, um treinamento personalizado que visa capacitar, treinar, aprimorar e dinamizar sua equipe de locução, sonoplastia, produção e comercialização.

Através de login e senha os participantes acessam nossa transmissão em um ambiente virtual de treinamento, onde compartilham do mesmo conteúdo em tempo real.

O melhor de tudo é que os participantes podem interagir na hora com o palestrante ou instrutor.

Com a vivência de mais de trinta anos no mercado da radiodifusão brasileira, a Rádioficina desenvolve cursos de capacitação, treinamento e requalificação profissional.

O projeto Master Class Rádioficina tem por finalidade oferecer a rádio um treinamento com avaliação criteriosa e personalizada.

Saiba todos os detalhes sobre este treinamento ou faça agora mesmo sua matrícula.

Treinamento de Media Training e Comunicação Verbal, tem como objetivo tornar-se um instrumento de aprimoramento para o relacionamento do empresário com a mídia (rádio, jornal, TV e Internet) e com todos os seus públicos estratégicos.

O treinamento compreende em aliar o desenvolvimento de técnicas persuasivas junto aos meios de comunicação, bem como em ambientes de exposição pessoal, tais como a participação em eventos, palestras, reuniões expositivas e o contato direto com os clientes.

O nosso compromisso dentro deste programa de treinamento é melhorar as técnicas de oratória e a comunicação verbal do participante junto ao seu público, desenvolvendo e fortalecendo sua postura diante de reuniões, entrevistas jornalísticas e palestras.

Saiba todos os detalhes sobre este treinamento ou faça agora mesmo sua matrícula.

No ano de 2014, a Rádioficina recebeu do Ministério da Educação e Cultura, (MEC) o reconhecimento e a autorização para a realização de cursos descentralizados.

A partir de sua matriz em São Paulo a Rádioficina passou a realizar cursos itinerantes por todo o Brasil.

São cursos com duração de até 2 meses, dando direito ao registro junto à SRTE (DRT).

Entre em contato conosco e prepare a sua turma!

Alguns dos  diferenciais do está na representatividade do instrutor e da organização condutora. A Rádioficina é uma instituição que promove há mais de 30 anos cursos de formação de radialistas na cidade de São Paulo. Já preparou para o mercado de milhares de profissionais.

Outro grande diferencial é que o curso é ministrado ao vivo, onde o aluno pode interagir com o professor em tempo real.

 O objetivo desse formato é promover o acesso a pessoas que se encontram distantes da Rádioficina.

Vox Training Rádioficina se propõe a entregar ao aluno, um treinamento onde o desenvolvimento é individualizado, mais profundo e estruturado em tecnologias acessíveis de transmissão via Internet.

A vantagem em você realizar esse treinamento está no aumento das suas chances de sucesso e na preparação de um comunicador de alta performance.

Saiba todos os detalhes sobre este treinamento ou faça agora mesmo sua matrícula.