Por mais, softwares, plugins, aplicativos, sistemas ou máquinas que existam, sempre caberá ao homem atuar como o elemento principal e não coadjuvante. Isto ocorre porque é dele o desempenho do papel criativo no processo, com isso o homem jamais será substituído pela tecnologia.
Há muitos anos atrás, eu sentava numa cadeira, abria uma das gavetas da escrivaninha, para de lá retirar uma folha de papel em branco. Colocava-a na máquina de escrever entabulando-a na posição correta e pensava no que escrever. Hoje ao ligar o laptop entro no editor de textos, acertando a melhor inclinação do monitor, e continuo olhando para aquela tela vazia para então pensar na mesma coisa, por onde começar, o que escrever.
O tempo e os recursos evoluíram, mas a capacidade de ter de raciocinar e criar novas coisas continuam muito semelhantes aos velhos tempos. O homem sempre vai precisar de informações e conhecimentos de sua época para criar. Você se pergunta então, que relação teria o conteúdo, com o trabalho de criação, nos meios de comunicação eletrônica.
Descobrirá que muita coisa tem uma relação direta, pois, as pessoas quando ouvem rádio, assistem televisão, atraem-se pelo conteúdo. Agora por exemplo, o que será que mantém você conectado à minha coluna no site Sou do Rádio.
Muito provavelmente seja porque eu consiga preencher algumas áreas do seu interesse ou porque esteja atendendo suas necessidades através de informações que lhe agradam. Vamos voltar um pouco ao passado.
Você se recorda dos velhos tempos das rádio-novelas e do Repórter Esso. Sabe porque fizeram sucesso?
Estes conteúdos criativos souberam preencher os interesses do público da época construindo conceitos através da imaginação, das diversas imagens mentais, das mensagens e das informações.
Ao ouvir rádio ou assistir televisão atualmente, você processa a informação pelo que ouve, pelo que vê, imagina e sente.
Esse é o ABC do pensamento, pois, suas idéias por mais complexas que sejam, sempre serão desmembradas em três componentes: imagem mental, som e sentimento.
Se você pensar no que comeu ontem no jantar ou pensar na teoria da relatividade de Einstein, não interessa: da simplicidade à complexidade seu pensamento pode ser desmembrado em imagem mental, som e sentimento.
Estarei comentando em meu próximo artigo um pouco desta primazia da comunicação que é mexer com os sentimentos através de luz, som e imagem.
Cyro César – Maio de 2020.
Pesquisa
Categorias
ÚltimosPosts
Últimos Comentários
Palavras Mais Buscadas
Marcílio Lourenço commented on A Rádio Cidade 96,9 FM em 3 Atos: Começo, Meio e Fim – Parte 1
Wladi Lima commented on Porque os Ouvintes Amam Rádio e as Pessoas que Trabalham Nele?